Sexta-feira, 4 de Fevereiro de 2011

O título – o livro todo.

O livro tem 5 personagens fundamentais: Pedro e as quatro mulheres da sua vida. Pedro está a morrer de cancro e, após a sentença decretada pelo médico de que teria 6 meses de vida (não mais), decide reunir à mesma mesa num jantar os seus grandes amores: Mia (com quem vive), Alice, Carmen e Rita. Para cada personagem, uma "banda sonora de escrita".

 

Se para Alice, o importante foi ouvir Bach - a mulher com quem mais tempo viveu, que mais o aturou, melhor o compreendeu -, para Rita, que foi o amor que nunca chegou a ser (tudo foi demasiado rápido, a diferença de idades entre os dois tão pouco ajudou), a escrita e "descrita" desta personagem foi fortemente influenciada pela audição de alguns dos álbuns de Pedro Abrunhosa (algo relativamente comum no processo de escrita do autor), nomeadamente do último "Longe", não necessariamente o preferido, mas, talvez por ser o mais recente, o mais importante.

 

Entre a espada e a parede é uma música fundamental para este livro. Não só porque dá título à obra (o verso original acrescenta "é" antes de "onde a vida se parede), mas também porque é uma música que pela música e letra descreve bem o contraditório sentimento vivido pelos personagens Pedro e Rita. Foi ouvida em loop durante várias horas para escrever as páginas destes personagens. O "é onde a vida se perde", que me parece o mais belo de toda a música, utilizado apenas por uma vez, configura uma resistência ao facilitismo que me agrada bastante. É onde a vida se perde podia ser o nome da música. Podia ser repetido ao longo dos quase 5 minutos da música. Ao não fazê-lo, Pedro Abrunhosa foge ao caminho mais fácil.

 

 

publicado por umbloguesobreumlivro às 10:22
link | comentar | favorito
partilhar

.mais sobre mim

.pesquisar

.Março 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
30
31

.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. Onde a Vida se Perde apre...

. No Livros com Rum.

. Onde a Vida se Perde no b...

. Onde a Vida se Perde no p...

. No blogue da Biblioteca r...

. Onde a Vida se Perde no J...

. Foi boa a festa, pá.

. Onde a Vida se Perde na B...

. Onde a Vida se Perde na F...

. Onde a Vida se Perde no L...

.arquivos

.tags

. todas as tags

blogs SAPO

.subscrever feeds